• Raniere Figueiredo

UMA REPRESENTAÇÃO VEROSSÍMIL DO MUNDO

Atualizado: 19 de Mar de 2018





O homem sempre tentou desde períodos remotos reproduzir os acontecimentos que ocorriam em seu meio social através da pintura, onde vemos em grande parte de sua evolução técnica uma intenção de verossimilhança com as formas naturais dos objetos.


Não datam de então os esforços de cientistas e artistas para reproduzir a realidade com meios artificiais. A pintura figurativa e a fotografia podem dar-nos essa impressão. (BERNADET, Jean Claude , O que é Cinema? p.126)

Cada pintor tem uma determinada impressão daquilo que vê; uma cor pode ser mais clara para uns do que para outros, o pintor pode querer melhorar alguns aspectos negativos do objeto assim como acentua-los, pode não perceber certas nuances e detalhes das formas que o objeto representado possui, como também pode querer migrar para o campo poético e pintar as impressões que tal objeto lhe causa; logo toda a pintura é permeada pela visão das coisas como elas são aos olhos do pintor, autor da obra.


Agora, o “olho-mecânico”, como alguns chamaram o cinema, ele não. Ele não sofre a intervenção da mão do pintor ou da palavra do poeta. A mecânica elimina a intervenção e assegura a objetividade. (BERNADET, Jean Claude , O que é Cinema? p.126)

Na fotografia o fotógrafo sempre tentará captar a forma que melhor expresse seu objeto assim como ele é na vida real. O que irá variar em relação à representação do objeto é qual aspecto dele o fotógrafo irá valorizar; qual forma, qual detalhe que compõe sua existência aparecerá em foco.


Podemos então afirmar que a fotografia satisfez o desejo humano de criar uma ilusão realista e objetiva do mundo em que vivemos, pois pela primeira vez entre o objeto inicial e a sua representação nada se interpõe, suas formas são captadas de maneira idêntica às que a percebemos com nossos olhos.



BIBLIOGRAFIA:

  • BERNADET, Jean Claude , O que é Cinema? p.126



© Raniere Figueiredo. Todos os direitos reservados.

0 visualização
  • Instagram - White Circle
  • Vimeo - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco